sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Visita Dos Blogueiros Do Grêmio Às Obras - 21/12/2011

Na última quarta-feira, dia 21/12/2011, eu estive visitando novamente as obras da Arena, mas desta vez acompanhando o grupo de blogueiros gremistas. O avanco da obra em apenas uma semana é algo impressionante. Uma pena que as obras que a prefeitura deveria fazer no entorno não seguem o ritmo das obras da Arena, mas seguem o ritmo das obras do Beira-Rio: estão paradas!

Mas não é sobre isto que eu quero falar hoje. Quero falar da parte invisível das obras.

Quando olhamos as fotos e ficamos maravilhados com a rapidez e agilidade com que tudo acontece, não nos damos conta do grande exército de competentes profissionais que trabalham nela.

Na reunião do Conselho Deliberativo da última segunda-feira, Eduardo Antonini explicou que a obra havia sido dividida como se fossem 10 "prédios" (módulos) diferentes. Cada um destes módulos possui um gerente de projeto e 6 mestres de obra, totalizando 10 gerentes de projeto e 60 mestres de obra. Sem contar nos mais de 1.600 trabalhadores responsáveis por erguer aquele que certamente será o estádio mais moderno da América, nas outras centenas de profissionais que trabalham nos projetos, negociacão com fornecedores, empresas terceirizadas etc.

E todos eles sob o olhar cuidadoso de uma empresa que vem se mostrando uma EXCEPCIONAL parceira, a OAS.

A atencão dada pela empreiteira na construcão deste enorme empreendimento (um dos 12 maiores empreendimentos a serem inaugurados em 2012, de acordo com uma revista inglesa especializada) é tranquilizadora para qualquer gremista. Se no momento da assinatura da parceria ainda existia um pequeno temor de que estávamos frente a um novo caso ISL (de acordo com algumas opiniões expressadas via imprensa), quero que hoje vocês olhem as fotos que publicarei mais adiante para ficarem seguros de que, desta vez, o clube tomou a decisão certa.

Muitos cuidados extras são tomados por causa da certificacão LEED, como por exemplo um caminhão-pipa passando de hora em hora e molhando todo o terreno, para evitar que a poeira suba.

Quero que vocês vejam nas fotos a organizacão do canteiro de obras, a limpeza, os equipamentos de protecão utilizados por quem trabalha na obra, desde capacetes, luvas, até roupas especiais para proteger do sol (como aqueles capuzes que cobrem até o pescoco), equipamentos de seguranca para trabalhar em locais altos (neste caso, havia um operário trabalhando a menos de 2 metros do chão e utilizando uma corda de seguranca para protegê-lo em caso de queda).

É o futuro do Grêmio sendo construído com todo o empenho, competência e cuidado necessários.











Organizacão e limpeza da obra permite que os visitantes passeiem seguramente pela mesma

Um comentário:

Alexandre Fernandes disse...

Giuliano e gremistas do mundo inteiro, eu estou maravilhado com esta obra.O orgulho toma conta de nós porque teremos o melhor e maior estádio da América, da grandeza do nosso grêmio.Vocês, moderadores do blog,não canso de dizer, prestam excepcional serviço a todos nós torcedores que carregamos este grande clube no nosso coração.