terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Clubes Pedem Urgência Na Apreciação

Os presidentes do Grêmio, Paulo Odone, e do Inter, Vitorio Piffero, ocuparam ontem a tribuna da Câmara de Vereadores para pedir urgência na votação e defender a aprovação dos projetos.

O objetivo é atender exigência da Fifa, que dá prazo até 15 de janeiro para a apresentação de projetos básicos de engenharia e arquitetura dos estádios dispostos a sediar jogos. Além dos projetos, os clubes devem identificar potenciais investidores e dar outras garantias.

– Não estamos aqui pedindo recursos, mas solicitando pressa porque o prazo é exíguo – ressaltou Piffero, acrescentando que a definição dos critérios do empreendimento que o clube pretende erguer é pressuposto para a busca dos investidores e do plano de negócio.

O presidente do Grêmio, Paulo Odone, manifestou posição semelhante. Para ele, o diferencial dos projetos gaúchos é a busca de financiadores privados em vez de pleitear recursos públicos, como na maioria das demais cidades candidatas a sede. Odone observou que a proposta tricolor contempla a revitalização do bairro Humaitá, além de resolver problemas de trânsito no entorno do Estádio Olímpico

Fonte: Zero Hora

Dupla Gre-Nal Reacende Polêmica Na Orla

Depois da tumultuada votação do projeto do Pontal do Estaleiro, os vereadores da Capital têm mais dois empreendimentos polêmicos para apreciar.

Grêmio e Inter planejam construções próximas ao Guaíba para viabilizar as obras de seus estádios, necessárias para a Copa do Mundo de 2014. As direções dos clubes apresentaram ontem seus projetos na Câmara.

As propostas incluem a construção de prédios de até 52 metros (Inter) e de 70 metros (Grêmio) nas imediações da orla – o que gera críticas de ambientalistas. A prefeitura diz que os projetos foram aprovados em comissões e não contrariam o Plano Diretor.

A proposta colorada prevê a venda do terreno do Estádio dos Eucaliptos para viabilizar a reforma e a cobertura do Beira-Rio. A construção de três torres de 17 andares seria outra possível fonte de recursos. No caso do Grêmio, a construção da Arena seria uma troca pela área do Olímpico. O investidor teria ainda direito a 35% das receitas durante duas décadas. Junto ao complexo tricolor, está prevista a construção de shopping, hotel, centro de eventos e conjunto residencial.

A expectativa do presidente da Câmara, Sebastião Melo, é apreciar os projetos neste mês. De acordo com o arquiteto Newton Baggio, da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), as áreas envolvidas são consideradas institucionais. Por isso, não estão enquadradas no Plano Diretor. Qualquer proposta de alteração deve ser avaliada em projeto especial.

Para Kathia Vasconcellos Monteiro, do Movimento Integridade, já está garantida a realização da Copa do Mundo no Beira-Rio, independentemente da aprovação ou não na Câmara:

– É um projeto que pega carona na Copa para viabilizar a ocupação da área. O movimento ambiental é contra a construção de prédios altos na orla.

O engenheiro civil Henrique Wittler, do Fórum de Entidades, também avalia que a Copa está sendo usada como justificativa para a ocupação da orla. Eduíno de Mattos, conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, chegou a sugerir a construção das torres do Beira-Rio do outro lado da Padre Cacique, o que não foi aceito. Segundo ele, que defende um plebiscito sobre a ocupação da orla, não se pode deixar um passivo ambiental para as futuras gerações.

– Não podemos analisar os projetos de forma isolada. Eles são fundamentais para trazer a Copa, um megaevento que deixará um legado – argumentou o titular da SPM e vice-prefeito eleito, José Fortunati.

Fonte: Zero Hora

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Odone Apresenta Arena a Empresários Do 4° Distrito

Na pessoa do presidente Paulo Odone, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense apresentou nesta segunda-feira o projeto Arena a Associação dos Empresários Humaitá-Navegantes (AEHN). A reunião almoço aconteceu no restaurante Vitrine Gaúcha, no shopping DC Navegantes.

Mais de 150 empresários da região conheceram o projeto da nova casa do Grêmio, que será construída no bairro Humaitá. Segundo o presidente da AEHN, Thomas Nunnenkamp, é muito importante a construção da Arena naquela região para fortalecer o comércio e a própria habitação.

A empresária do 4° distrito, Zilda Colassi, convocou os torcedores a uma mobilização para os projetos serem aprovados o mais rápido possível, o que viabiliza o crescimento da região. Também presentes, o vereador Mauro Zacher e o diretor executivo de planejamento, Cristiano Koehler.

Fonte: Final Sports

Grêmio e Inter Pedem Urgência Na Votação De Projetos

Os projetos do Complexo Beira-Rio, do Sport Club Internacional, e da Arena, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, foram detalhados pela Secretaria do Planejamento Municipal e pelos presidentes e técnicos dos dois clubes na manhã desta segunda-feira (8/12), no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre. Tanto Paulo Odone (Grêmio) quanto Vitório Píffero (Inter) pediram aos vereadores urgência para a apreciação e votação dos projetos. “Os prazos para a concretização das obras são exíguos. Temos muita pressa e não podemos perder a chance de sediar a Copa”, disse Píffero. "Estamos pedindo aos vereadores que votem essa matéria ainda em dezembro, para viabilizar o projeto", reforçou Odone.

Prefeitura

O secretário do Planejamento Municipal José Fortunati explicou que, para sediar a Copa do Mundo de 2014, os clubes deverão entregar à Fifa, até 15 de janeiro, os projetos básicos de engenharia e arquitetura dos estádios, a identificação dos potenciais investidores e as garantias complementares firmadas pelos governos Estaduais e Municipais. “No caso de Porto Alegre, para isso os dois projetos precisam ser votados pela Câmara”.

Fortunati informou que 18 cidades brasileiras se candidataram a receber os jogos da Copa de 2014. Apenas quatro delas, conforme o secretário, têm estádios privados - Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo. “Os demais são públicos, e as reformas ou construções serão feitas com recursos públicos”, disse. “Os estádios deverão ter o chamado padrão Fifa e as cidades também”, completou o secretário, lembrando que já foi anunciado pelo governo federal que está sendo estudada a criação de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) específico para a Copa de 2014.

Ao explanar as propostas do Executivo encaminhadas para votação na Câmara Municipal, o arquiteto Newton Baggio, da SPM, afirmou que as propostas foram formuladas tendo por base o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Disse ainda que todas as etapas previstas na Prefeitura foram cumpridas para elaboração dos dois projetos. "Foram estabelecidas também as obras para o entorno, em ambos os casos", afirmou. Baggio igualmente lembrou que os dois clubes dependem financeiramente do previsto nos projetos para a realização das obras.

(...)

Grêmio

Odone lembrou que o clube contratou estudo de viabilidade para elaborar projeto de construção do novo estádio e uma área no Bairro Humaitá, na Zona Norte, foi escolhida para a construção da Arena. O projeto também prevê a construção de um hotel de acordo com as exigências da Fifa. O presidente do Grêmio destacou ainda que, no caso de Porto Alegre, os clubes de futebol e empresas privadas arcarão com os custos das reformas e construção dos estádios. "Em outros estados, está havendo necessidade de aporte de dinheiro público para isso." Ele calcula que, em 40 anos de vida, o novo empreendimento possa gerar uma arrecadação de cerca de R$ 160 milhões para o Estado.

Votação

Ao final da reunião, vereadores e representantes de entidades civis, presentes na apresentação das propostas, manifestaram suas opiniões. Em reunião realizada na quinta-feira (4/12), Mesa Diretora e lideranças partidárias decidiram que os projetos envolvendo os dois clubes deverão ser votados ainda em dezembro. A vereadora Margarete Moraes (PT) apresentou substitutivos aos projetos.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Conselho Deliberativo Do Grêmio Discute a Arena Dia 16

O Conselho de Administração da Grêmio Empreendimentos, empresa que vai gerir a construção da Arena do clube, será definido dia 16, em reunião do Conselho Deliberativo. Há forte resistência a que, Paulo Odone, e o vice de administração, Eduardo Antonini, façam parte do Conselho.

– Não vou pedir nada. Nem vou me submeter a focos radicais que existem no clube. Confio na capacidade de conciliação do presidente Duda Kroeff. Ele tem o estilo do pai (o patrono Fernando Kroeff, morto em 1997) – disse Odone.
Também no dia 16 será assinado o contrato com a construtora OAS, responsável pela obra do estádio no bairro Humaitá.

Fonte: Zero Hora