quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Perto Da Conclusão, Arena Do Grêmio Completa Dois Anos De Obras



Há exatos dois anos, o Grêmio dava início ao sonho do novo estádio. Com uma série de eventos, em 20 de setembro de 2010, o clube gaúcho começava as obras da Arena do Grêmio. Hoje, ela está com mais de 90% de conclusão e tem inauguração prevista para 8 de dezembro de 2010, com uma partida amistosa da equipe principal com o Hamburgo, da Alemanha.
Milhares de gremistas aproveitaram o feriado de 20 de setembro, data comemorativa da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, e tomaram as ruas da capital gaúcha para celebrar o lançamento oficial da Arena, em 2010. Algumas das principais ruas e avenidas da cidade foram invadidas por camisetas e bandeiras do Grêmio. No terreno em que está sendo construído o estádio, cerca de 5 mil gremistas fizeram até a tradicional avalanche na ocasião.
Depois, uma carreata partiu do Olímpico até o bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre. O trajeto até o terreno onde se localizam as obras. Nas calçadas, torcedores esperaram a passagem do comboio, formado por um caminhão aberto, o ônibus oficial do clube e centenas de motocicletas e automóveis. Muitos gremistas entraram na festa no meio do caminho, em avenidas como a Ipiranga, a Silva Só e a Goethe.
A maior atração da cerimônia de lançamento das obras foi o Hugo de León, capitão do título mundial de 1983, que colocou o primeiro pedaço de grama, retirado do Olímpico, na Arena. O uruguaio ajudou a pressionar o botão que fez a primeira máquina funcionar no local. Os gremistas vibraram como se fosse gol.
De Leon Grâmio helicóptero (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)De Léon leva pedaço do gramado (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Contagem regressiva: um panorama da Arena
O Grêmio promete um sábado de inauguração, em 8 de dezembro, repleto de eventos. Planejam-se uma caminhada até a Arena, shows e partida inaugural. O adversário para o primeiro confronto em novo terreno já está definido. Será o Hamburgo, da Alemanha, rival vencido pelo Tricolor no Mundial, de 1983, em Tóquio.
O clube também trabalha com um show em 8 de dezembro. Tentou a banda AC/DC, sem sucesso, e depois passou a negociar com o Foo Fighters. Um pocket show da colombiana Shakira foi aventado, mas ainda não há nomes confirmados. A capacidade total será de 60.540 lugares.
As obras no bairro Humaitá chegaram aos 90% de conclusão e contam com cerca de 3 mil operários. A OAS, construtora responsável por erguer a Arena, deu início na última semana à instalação do telhado, com missão de proteger os torcedores. É o estágio final da construção da cobertura, que começou no fim de abril.
A colocação do telhado começa no Setor Norte do estádio - o mais adiantado da obra e onde ficará a Geral do Grêmio -, sendo o terceiro estágio referente à cobertura. O primeiro era a estrutura de sustentação. Depois, a implantação de 96 módulos. A evolução da cobertura é feita por partes, espécies de células independentes. São dez no total, a serem finalizados em outubro, consumindo 2,7 mil toneladas de metal.
Acabamentos a todo o vapor
Acabamento da Arena do Grêmio (Foto: Juliano Kracker/Divulgação)
Acabamentos da Arena do Grêmio

(Foto: Juliano Kracker/Divulgação)
No fim de julho, os operários que ajudam a erguer o novo estádio tricolor concluíram o último lance de arquibancadas e finalizaram todos os setores que receberão a torcida durante os jogos. Assim, a Arena já está nas fases de acabamentos, instalação da cobertura e, posteriormente, a colocação do gramado.
Alguns setores já começaram a receber os retoques finais. Os quatro vestiários em padrão Fifa, que terão aproximadamente 300 m², estão tomando forma. Os banheiros já começaram a receber azulejos no solo, nas paredes e nos corredores. Estão sendo utilizados 60 mil metros quadrados de material. Placas azuis já estão sendo colocadas no entorno da estrutura, para deixar a futura casa ainda mais com a "cara" do Grêmio.
CT também avança
O Centro de Treinamentos, a ser erguido às margens do Guaíba, começou a sair do papel. Apesar do prazo enxuto, existe a expectativa de finalizá-lo a tempo da inauguração do estádio, marcada para 8 de dezembro. Em 14 de agosto, começou a terraplanagem da área.
grêmio ct arena centro de treinamentos projeto (Foto: Divulgação/Grêmio)Projeto do futuro centro de treinamentos (Foto: Divulgação/Grêmio)
A nova fase começou após mais de dez dias de remoção dos 8 mil m³ de resíduos sólidos do terreno, de 5,3 hectares. A área pretence a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). O Grêmio paga por mês quase R$ 15 mil ao governo do estado. O complexo terá dois campos com tamanho oficial, um coberto e dois menores, para treinamentos. Também deve ter uma arquibancada para cerca de 500 pessoas.
O custo das obras do CT beira a casa dos R$ 10 milhões, pagos em parceria com a OAS, construtora da Arena. Os campos de Eldorado do Sul, onde treinam as categorias da base, também passarão por uma profunda mudança e serão ampliados.
Memória do Olímpico não será esquecida
novo memorial arena grêmio história (Foto: Divulgação/Grêmio)
Memorial da Arena promete inovações

(Foto: Divulgação/Grêmio)
O Grêmio trabalha forte também quando o assunto é passado e faz um mutirão para restaurar os troféus do Memorial Hermínio Bittencourt, localizado no Estádio Olímpico. A Calçada da Fama também passou por restauro e terá espaço especial no futuro memorial da Arena. O espaço promete inovação. O mantra é "interação" e tem até nome: "experiência imersiva".
- O museu (Memorial Hermínio Bittencourt, no Estádio Olímpico) hoje é contemplativo. O Memorial será interativo. A ideia é fazer os torcedores se sentirem parte da história do Grêmio e atingir especialmente as crianças com o que há de melhor em tecnologia. Elas vão poder brincar e se informar - explica o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.
A construção ocorrerá em duas fases. A primeira se encerra no início de dezembro e será inaugurada no dia 8 daquele mês, casando com a abertura da Arena. Nela, o torcedor já poderá conferir, além da "experiência imersiva" (o grande carro-chefe do projeto), exposições temporárias, galeria de troféus, a história da Baixada à Arena e os uniformes mais marcantes dos 108 anos do clube. A fase 2 da obra deve ser finalizada em março.

Fonte: Globo.com

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Obras Da Arena - Agosto/2012

Recebi o relatório sobre as obras da Arena no mês de agosto.

Julho havia fechado com um total de 2.822 operários trabalhando em 3 turnos. Em agosto este número chegou a 3.037.

Outros dados sobre o andamento da obra:

* Fundações e caixa de elevadores:

- 100% das estacas já foram colocadas, totalizando 2.554 unidades
- 100% das bases/blocos já colocados, totalizando 701 unidades
- 100% das caixas de elevadores construídas, totalizando 20 unidades

* Montagem:

- 100% dos pilares instalados, totalizando 2.292 unidades
- 100% das vigas instaladas, totalizando 1.499 unidades
- 100% das lajes colocadas, totalizando 11.838 unidades
- 100% de viga jacaré instaladas, totalizando 807 unidades
- 100% das arquibancadas concluídas, totalizando 2.398 unidades

*Instalações, Revestimentos, Acabamentos e Campo de Futebol

- Cobertura: 78,2% (59,11% em julho)
- Mezanino Externo: 75,5% (59,6% em julho)
- Instalações Elétricas: 82,9% (75,05% em julho)
- Instalações Eletroeletrônicas: 45,25% (41,15% em julho)
- Instalações Hidrosanitárias: 77,4% (75,4% em julho)
- Incêndio: 83,85% (83,45% em julho)
- Ventilação e Climatização: 85,28% (84,2% em julho)
- Supervisão e Automação 41,85% (39,3% em julho)
- Impermeabilizações: 35% (26% em julho)
- Esquadrias Internas e Pinturas: 41,75% (33% em julho)
- Revestimentos, paredes e tetos: 78,9% (40,9% em julho)
- Esquadrias de Fachada – Brise de Vidro: 58,8% (47,25% em julho)
- Construção do campo de Futebol: 11,3% (10% em julho)
- Cadeiras e Guarda Corpos: 54,93% (38,59% em julho)
- Limpeza final e retoques finais: 0%

* não houve alteração em relação ao mês anterior


Imagens das obras: