quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Terreno No Humaitá Não Foi Uma Doação Ao Grêmio

Em entrevista à rádio Gaúcha, no início da tarde desta quinta-feira, o presidente Paulo Odone enfatizou que a área em que será construído o novo estádio do Grêmio, no bairro Humaitá, não se trata de uma doação do Governo do Estado, conforme havia sido publicado na matéria publicada anteriormente (Yeda assina doação de terreno para a construção da Arena).

Na realidade, conforme o mandatário tricolor, no contrato do terreno em que será erguida a Arena, que pertencia a um grupo de jesuítas, constava uma cláusula que impedia sua venda e ainda obrigava a construção de um estabelecimento de ensino.

Portanto, houve uma transferência de cláusula desta área para outra, localizada na Restinga, onde a OAS, empresa responsável pela implantação da Arena, se comprometeu a construir uma Faculdade do Trabalho para a entidade proprietária do terreno onde será construído o estádio. Além disso, houve o comprometimento também da construção de uma escola no bairro Humaitá, próxima à Arena, e a reformar outra já existente no local.

No final da manhã desta quinta-feira, a governadora Yeda Crusius assinou um projeto de lei liberando a área da Zona Norte de Porto Alegre para a construção da nova casa gremista. Portanto, a partir de hoje, Grêmio e OAS ficam 100% viabilizadas para dar início à obra.

Fonte: ClicRBS

Yeda Crusius Assina Doação De Area Para Construção Da Arena

Estádio do Grêmio será erguido no Bairro Humaitá

Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre se reuniram na manhã desta quinta-feira com os emissários do Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), contratada pelo Ministério dos Esportes para avaliar as 18 cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo de 2014. A reunião de trabalho ocorreu no Paço Municipal. Após o encontro, em almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius assina a doação de terreno no Bairro Humaitá ao Grêmio para a construção da Arena.
Como a área no Humaitá pertencia aos jesuítas e seria destinada à construção de uma universidade, a empresa OAS, responsável pela execução do projeto do estádio, se propõe a realizar a obra da instituição de ensino na Restinga.

Copa de 2014

O trabalho que fundamenta estruturalmente a candidatura do Rio Grande do Sul, desenvolvido em parceria com o município, consta no relatório entregue pelo secretário estadual do Turismo Esporte e Lazer, José Heitor Goularte, ao vice-presidente executivo entidade, Ralph Lima Terra, para avaliação final dos candidatos. O anúncio oficial das cidades capacitadas pela Fifa está previsto para março de 2009.

Fonte: ClicRBS

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Eleições Presidenciais

Sei que muitos podem criticar este post, pois este é um blog sobre o Projeto Arena e, portanto, não deveria ser utilizado com o intuito de promover uma das chapas concorrentes.

Porém, sinto-me obrigado não só a abrir o meu voto, como também a expor os motivos pelos quais vou votar em uma chapa e os motivos que me levaram a não escolher a outra.

Primeiramente, quero deixar bem claro que o fato de ser membro do MGN não norteia as minhas decisões com relação a esta eleição. Sou um simpatizante do movimento, concordo com a maioria das idéias, discordo de algumas (nada é perfeito), mas isso não me impediria de escolher outro candidato.

Como todos devem supor, vou votar na CHAPA 2. Mas por quê? Pelos seguintes motivos:

1 - Pela continuidade do trabalho da atual gestão, que não só fez um trabalho de saneamento financeiro do clube (com bons resultados no futebol) e iniciou um estudo detalhado de viabilidade (através da contratação da AAA) que culminou no que é hoje o Projeto Arena, como também demonstrou humildade ao escolher um membro da oposição - André Krieger - para assumir o futebol após a saída do Paulo Pelaipe. Outra direção faria o mesmo? Creio que não, dada a "fogueira das vaidades" existente no Olímpico. Logo, é uma direção que, comprovadamente, coloca o Grêmio acima dos interesses dos grupos políticos que estejam na situação;

2 - A presença de Eduardo Antonini na nominata. Simplesmente o maior responsável por este projeto, quem está a pelo menos 3 anos encabeçando a luta para que este sonho saia do papel. Além disso, foi quem abriu as portas do Grêmio para que nós, torcedores, pudéssemos ter acesso a todas as informações, tirando nossas dúvidas e aceitando nossas sugestões;

Esses foram os dois motivos principais que me levaram a escolher o candidato da CHAPA 2, Antônio Vicente Martins, para presidente.

Agora, por que eu NÃO vou votar na chapa 1? Os motivos eu cito abaixo:

1 - Pelo fato do movimento Grêmio Acima de Tudo compor a chapa. Não que seja algo particular, nada disso. O fato é que tal movimento (encabeçado pelo maior presidente da história do clube, o Dr. Hélio Dourado) é CONTRA A CONSTRUÇÃO DA ARENA NO HUMAITÁ. Eles defendem a construção de uma arena na atual área do Olímpico, em módulos, com o dinheiro do clube e doações dos torcedores. O Duda Kroeff disse que é a favor da Arena no Humaitá, mas como eu não sei até que ponto este movimento tem influência nas idéias do candidato, não trocaria o certo pelo duvidoso.

2 - Porque para Duda Kroeff a arena é prioridade 3. Ora, como o MAIOR projeto da história do clube pode ser classificado como prioridade 3? No meu entender (vejam bem, no MEU entender, não significa que todos são obrigados a pensar como eu) este projeto deveria ser prioridade 0. Deveria ser conduzido com todo o cuidado, para que possamos ter, daqui a 3, 4 anos, o melhor estádio da América Latina. E, convenhamos, tendo prioridade 3, este projeto não receberia a devida atenção.

Portanto leitores, esta é a minha opinião. Meu voto vai para a CHAPA 2. Se você pensa da mesma forma que eu, ótimo. Senão, faça a sua escolha. O futuro do Grêmio - graças à luta do Movimento Grêmio Novo - depende de nós, torcedores.

Que vença o melhor. E para mim, o melhor é Antônio Vicente Martins, chapa 2.

A Crise Mundial Ameaça o Projeto Arena?

Muitos interessados no Projeto Arena (independente de serem ou não gremistas)
me questionam se a atual crise econômica mundial pode colocar em risco a execução do Projeto Arena.

Fui até o site do Movimento Grêmio Novo e encontrei o seguinte post do conselheiro Flávio Vasconcellos:

"Caro MARCELO e GREMISTAS: pelo que o Antonini colocou, em uma das reuniões havidas na semana passada, a Construtora manterá o cronograma, inclusive pelo fato de que 2/3 dos recursos para a construção da arena, serão de recursos próprios da empresa, e não captadas no sistema financeiro. Fiquem tranquilos. A arena está andando tal qual foi programada. A única coisa que está demais, é o OLHO GORDO dos colorados. Após a eleição, deverá haver reuniões no CD para autorizar a constituição da G.Empreendimentos e conhecimento e análise das minutas de contrato. Tudo dentro do prazo esperado. Agora para se ter certeza mesmo que o projeto ARENA não será "trancado", basta o associado VOTAR NA CHAPA 2, VICENTE MARTINS, que com certeza, o projeto e o cronograma inicialmente traçados, serão rigorosamente respeitados. Lembro aos desavisados, que na base de apoio que da chapa adversária, há grupos que não queriam (e continuam não querendo) a ARENA. Não se iludam com discursos de mera ocasião... Votem consciente. VOTEM VICENTE, Chapa 2. Abs, e saudações tricolores."

Esta informação é bastante tranquilizadora, inclusive para mim, que também temia pelo andamento do projeta. Nos resta então apenas aguardar tanto a aprovação da prefeitura (em forma de lei) quanto do Conselho Deliberativo (com a assinatura do contrato final e da criação da Grêmio Empreendimentos).