sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vocês Conseguiram! Meus Parabéns!

Em várias oportunidades eu utilizei este blog para manifestar a minha indignacão e de outros gremistas em relacão à eminente exclusão de Porto Alegre da Copa das Confederacões, fruto de uma inexplicável protecão política feita para garantir o estádio Beira-Rio (meio estádio né, já que não tem parte da arquibancada) como sede, combinada com a postura arrogante/sonhadora/mentirosa da direcão do Sport Club Internacional, clube "modelo" de administracão segundo alguns, que tinha na ponta da língua o discurso de que "tudo estaria pronto na semana que vêm!".

E olha que não era qualquer político defendendo o estádio que fica às margens do LAGO (e não rio) Guaíba: desde vereadores, deputados (estaduais e federais), passando pelo prefeito, governador, ministros e chegando no representante máximo do Brasil, a presidente da República! Até o Pelé foi convocado para participar do circo! Será que eles vão aparecer para justificar o mico? Bom, isso é outro assunto!

Rindo do quê?
Retomando a prosa, argumentos de tudo que é tipo apareciam para justificar esta posicão: o contrato estava nos últimos detalhes, todos os investimentos estavam voltados para a área do Beira-Rio, não existe tempo hábil para fazer as obras no entorno da Arena, que a zona onde está o Beira-Rio é mais apresentável que o Humaitá etc.

E lá íamos nós, tentando fazer barulho através de mensagens enviadas para as rádios e jornais, tuitadas, posts em blogs, redes sociais e tudo mais que pudesse nos ajudar nessa tarefa hercúlea de tentar mudar um cenário onde estava claramente desenhado o mico que a cidade estava por pagar! Mas, infelizmente, não adiantou!

Hoje saiu na ZH uma notícia de que Porto Alegre, de fato, perdeu a Copa das Confederacões! Novidade? Não, nenhuma! SE ela se confirmar (a fonte é o Zini, então é possível manter as esperancas), será um mico histórico!

Obviamente que os colorados se dirão surpresos, não assumirão a culpa, alegarão que a empreiteira fez corpo mole e que não houve pressão política suficiente! Os políticos dirão que as outras sedes fizeram uma pressão maior em cima da CBF (argumento ridículo, pois a maior forca política do país estava do lado vermelho, a Srta. Dilma Rousseff)! Alguns dirão que como a Dilma não brinca de casinha com o Ricardo Teixeira, o mandatário da CBF se cobrou da presidente e tirou o evento de Porto Alegre! É capaz de sobrar até para o Grêmio, querem apostar?

Enfim, nesta hora existem mais perguntas do que respostas! Aliás, nem sei se teremos respostas para algumas delas! Eu até pensei em questionar pessoalmente o prefeito José Fortunati, conselheiro do Grêmio, sobre o real motivo dessa insistência com o Beira-Rio! Mas ele não comparece no Conselho Deliberativo, então eu não tenho como me encontrar com ele, infelizmente!

Mas o certo é que TODOS são culpados! E afirmo, sem medo de errar, que o MAIOR culpado é justamente ele, o clube do povo, o exemplo de gestão, dos 100 mil sócios (??): o SPORT CLUB INTERNACIONAL! E o MENOR dos culpados é justamente a sua parceira, a construtora Andrade Gutierrez!

Os colorados certamente pensarão: MAS COMO??? A CONSTRUTORA FEZ CORPO MOLE E POR CAUSA DISSO O CONTRATO AINDA NÃO FOI ASSINADO!! SEU CLUBISTA FILHO DA P....!!

Balela, argumento de jatobá alienado!

Por muito tempo a Andrade Gutierrez correu atrás do Internacional com um contrato de parceria pronto, inclusive muito vantajoso para o co-irmão! Mas a direcão alegava que iria fazer com recursos próprios! Lembram disso?

Logo depois, quando decidiram firmar uma parceria, a Andrade Gutierrez novamente acenou com um contrato pronto e favorável ao Internacional que, por sua vez, resolveu abrir um processo de licitacão, numa clara tentativa de tentar tirar ainda mais vantagens numa possível parceria! Tudo certo, direito deles!

Acontece que teve justamente o efeito CONTRÁRIO!

A construtora sentindo-se desprestigiada e resolveu proteger os seus interesses, pois os prazos diminuíram e as garantias que seriam dadas (e que foram solicitadas pelo Internacional) já não eram tão fáceis assim de manter! O negócio não era mais tão atrativo!

E com o passar do tempo, ele foi ficando cada vez MENOS ATRATIVO para a construtora, pois os custos só aumentavam! E todos sabemos que construtora não faz caridade, diga-se de passagem! Logo, era mais do que esperado que a mesma buscasse novas formas de ser compensada pelo aporte financeiro que viria a fazer!

Dito isso, a conclusão óbvia é a de que a situacão só chegou a este ponto por culpa ÚNICA e EXCLUSIVA da direcão do Sport Club Internacional!

O que torna ainda mais ridícula a pressão que imprensa e políticos fizeram para que a construtora cedesse e aceitasse um contrato que não estava de acordo com seus interesses!

O que torna ainda mais ridículos os discursos de que Porto Alegre, diante de tal impasse, não tinha plano B para a Copa, que o estádio é o Beira-Rio e pronto!

O que torna ainda mais incompreensível o fato de que grande parte da imprensa simplesmente IGNORA os fatos existentes e insiste em criar uma agenda positiva para as obras do Beira-Rio, que não acontecem há praticamente CINCO MESES!

Mico? Não, capaz...
O que torna ainda mais inadmissível o comportamento desta corja de políticos que blindam este estádio como se ele fosse o único na cidade capaz de sediar um evento mundial, como se ele fosse a salvacão da lavoura!

Alguém me diz, por favor, quando o Internacional passou a ser prioridade em detrimento da populacão? Afinal, não é o Grêmio que estaria perdendo a Copa das Confederacões! Seria a CIDADE DE PORTO ALEGRE! Seriam os hotéis, os comerciantes, os taxistas, enfim, todos aqueles que, gracas a interesses que não estão muito claros, perderiam a oportunidade de terem um grande incremento nos seus ganhos, de melhorarem os seus servicos visando a maior competicão do futebol mundial, a Copa do Mundo!

Mas isso é o de menos! O importante é dar mais e mais para o Internacional, para o clube do povo, aquele que ganha tudo de graca e todos aplaudem! Acho que não é à toa que o nariz dos palhacos é vermelho, não é verdade?

Saudacões Tricolores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Construção Da Arena Estará 50% Concluída Até Dezembro

A Arena do Grêmio, construída no bairro Humaitá, já começa a ganhar os contornos de um estádio de futebol. Com as marquises do primeiro anel quase concluídas, o torcedor já pode avistar e imaginar a nova casa gremista a partir de novembro de 2012. As obras seguem dentro do cronograma esperado, mesmo com os percalços da semana passada. Até dezembro, a construção já estará mais de 50% concluída, segundo o diretor executivo CEO, Cristiano Koehler. O entorno também precisa de melhorias, principalmente para os acessos. São necessários R$ 100 milhões para essas obras. Um terço desse valor já está disponível e o restante está sendo reivindicado.

Nem o incêndio em dois alojamentos dos operários e muito menos o pedido de demissão de 150 funcionários atrasaram o andamento. Atualmente, são 1,4 mil trabalhadores, número que será ampliado até o final do ano para 2 mil. "Também aumentaremos mais um turno de trabalho", explica Koehler.

Pronta, a aposta é que fará ainda mais diferença para o Grêmio jogar em casa. "É um vulcão. Dificilmente vamos perder um jogo lá", exalta o presidente Paulo Odone. Em vídeo, confira o avanço das obras no canteiro de obras da Arena:


O legado da nova casa Tricolor

A Arena trará um conforto e uma comodidade muito maior. Terá assentos para todos os 60 mil lugares (sendo que a parte atrás de uma das goleiras terá cadeiras removíveis para preservar a avalanche). O torcedor mais elitizado terá a oportunidade de ter a vaga de estacionamento perto de um elevador, subindo direto para a área VIP ou para os camarotes, sem precisar realizar um grande deslocamento.

O número de camarotes subirá para 140

As receitas do clube aumentarão consideravelmente. O estádio não será mais deficitário, como é o Olímpico atualmente. Diminuirão os gastos com manutenção, hoje perto dos R$ 20 milhões por ano. Contando com uma área comercial, receberá público também em dias sem jogos de futebol.

Serão duas lojas do Grêmio, uma em cada extremidade da Arena. A maior terá dois andares. Está apta a receber shows e ser utilizada como casa de espetáculos, gerando lucros para o clube. O acordo com a OAS também trará a construção de um Centro de Treinamentos exclusivo para uso dos profissionais, próximo ao novo estádio. A construção foi incluída no aditivo aprovado recentemente pelo Conselho Deliberativo. O complexo em Eldorado do Sul será de uso exclusivo das categorias de base.

Facilita o acesso de quem vem do interior do Estado. Em grandes partidas, esses torcedores representam mais de 50% do público presente. A Arena está sendo erguida perto de rodovias importantes (BR 116 e BR 290) e locais de entrada de Porto Alegre, diminuindo o tempo de chegada e, principalmente, de saída dos gremistas não residentes na Capital gaúcha.

Pela localização, tendo avenidas largas e estradas perto, evitará o engarrafamento após os jogos. Será obtida a certificação Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental), um sistema de pontuação para medir o desempenho de empreendimentos capazes de gerar menor impacto ao meio ambiente. O Emirates Stadium, do Arsenal, e o Amsterdam Arenas, do Ajax, são dois exemplos.

Serão 20 anos dividindo os lucros com a OAS

Abandonará a história do estádio Olímpico, onde o clube conquistou os seus maiores títulos, e uma zona mais "central" de Porto Alegre. As melhorias no Humaitá, vindas com a construção, resultarão na modernização do bairro.

domingo, 9 de outubro de 2011

Vídeo Das Obras - 08/10/2011

Vídeo feito pelo Antônio, membro da comunidade Grêmio Arena Oficial.

Fotos Das Obras - 08/10/2011

Novas fotos das obras, tiradas por membros da comunidade Grêmio Arena Oficial.