sábado, 6 de dezembro de 2008

Votação No Conselho Deliberativo

No dia 16/12, às 19:30, será votado no Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense o Projeto Arena.

Nossos representantes (os conselheiros) decidirão se o clube dará continuidade a este que será, sem dúvida, o maior projeto da nossa história.

Que o melhor para o nosso tricolor seja escolhido.

Fonte: Zero Hora (07/12/2008 - pág. 36)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Gre-Nal: Projetos Devem Ser Votados Em Dezembro

Mesa Diretora e lideranças partidárias da Câmara Municipal de Porto Alegre decidiram por unanimidade, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (4/12), que os projetos da Arena (Grêmio) e do Complexo Beira-Rio (Internacional), enviados pelo Executivo, deverão ser votados ainda em dezembro. A vereadora Margarete Moraes (PT) apresentou substitutivos aos projetos. Na próxima segunda-feira (8/12), às 10 horas, técnicos da Secretaria do Planejamento Municipal e os dirigentes dos dois clubes detalharão os projetos no Plenário Otávio Rocha da Casa. O encontro será aberto ao público.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Grêmio Aposta Em Briga Longa Por Copa

A menos de duas semanas para a reunião do Conselho Deliberativo, que vai definir a aprovação ou não do seu projeto de arena, o Grêmio não aposta numa disputa imediata com o Beira-Rio pela "vaga" na Copa do Mundo de 2014. No caminho contrário do Comitê Organizador, o clube acredita que a definição do estádio porto-alegrense pode ocorrer após a definição da capital gaúcha como sede do Mundial, que deve se confirmar em março de 2009.

Hoje, o Grêmio trabalha com duas datas. No próximo dia 15, precisa do apoio de seus conselheiros para aprovar o contrato e, imediatamente, assinar o compromisso com a construtora OAS. Até o dia 15 de janeiro, tem de entregar os planos para a candidatura de Porto Alegre, que repassará o dossiê ao Comitê Organizador.

O cenário mais provável é uma disputa direta com o arqui-rival Inter, que pretende sediar a Copa no Beira-Rio. Durante o seminário de apresentação das cidades-candidatas, realizado no início de outubro, no Rio de Janeiro, a Fifa deixou claro que só aceitaria uma opção de praça esportiva em cada caderno de encargo.

"Eu acho que os dois serão relatados. Isso deve acontecer não só com os estádios, mas também com outros pontos da preparação. Acho que ao longo das inspeções é que a coisa vai se definir. Nós temos um tempo ainda", disse Eduardo Antonini, vice-presidente de planejamento do Grêmio e responsável pelo andamento do projeto.

A tranqüilidade a respeito da disputa de bastidores que se desenha se repete quando o assunto é a liderança da Grêmio Empreendimentos, empresa criada para acompanhar as obras. Atual presidente do Grêmio, Paulo Odone, cujo mandato termina no fim de 2008, era o nome mais cotado, querido até pelo presidente eleito Duda Kroeff. A conjuntura política do clube, porém, deve adiar essa definição, que não preocupa Antonini.

"Acho que isso no momento não é o mais importante. Precisamos nos preocupar com a reunião do Conselho, para conseguirmos a aprovação e assinarmos o contrato. A partir daí as coisas estão mais nas mãos da OAS", concluiu o dirigente.

Fonte: Máquina do Esporte

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Gre-Nal: Vereadores Discutem Projetos Do Executivo

O secretário de Planejamento Municipal José Fortunatti esteve, na manhã desta quarta-feira (3/12), reunido na Câmara Municipal de Porto Alegre com vereadores da base aliada do governo José Fogaça. Na ocasião, Fortunatti reiterou a importância de o Plenário votar, até o final deste ano, os projetos da Arena (Grêmio) e do Complexo Beira-Rio (Internacional), enviados pelo Executivo ao Legislativo porto-alegrense.

O secretário informou que o prazo estipulado pela Fifa para que os estádios interessados em sediarem a Copa do Mundo apresentem seus projetos, com as garantias necessárias, é até 15 de janeiro. Conforme Fortunatti, a aprovação dos projetos do Executivo é a forma que os clubes da Capital tem para poderem buscar recursos junto à iniciativa privada para a implementação das reformas previstas.

Em março, como lembrou Fortunatti, a Fifa anuncia as cidades escolhidas. Ele disse ainda que, entre as cidade brasileiras, Porto Alegre é uma exceção porque nenhum dos estádios receberá recursos de forma direta do poder público. "O Executivo pretende, então, possibilitar que a Copa aconteça através dos projetos apresentados, que alteram o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental)".

O arquiteto Newton Baggio, da SPM, explicou aos vereadores as diferenças entre o PDDUA atual, os projetos do Executivo e os substitutivos aos projetos, apresentados pela vereadora Margarete Moraes (PT). A reunião foi dirigida pelo vereador Professor Garcia (PMDB), líder do governo municipal na Câmara. O secretário da Fazenda Cristiano Tatsch também esteve na reunião.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Presidente Defende Votação Em Dezembro Dos Projetos Da Dupla Gre-Nal

Os projetos que envolvem os interesses da dupla Gre-Nal, encaminhados pelo Executivo à Câmara Municipal de Porto Alegre receberão atenção especial para que as votações ocorram ainda este mês. O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), anunciou na tarde desta terça-feira (2/12) que levará o assunto à reunião da Mesa Diretora e Lideranças nesta quarta-feira (3/12). Melo entende que a Copa do Mundo é um evento importante para o país, principalmente para as cidades, como Porto Alegre, que postulam ser uma das sedes da edição de 2014. “Faremos um esforço concentrado para dar celeridade às votações”, destacou.

O vereador observa que, em razão de polêmica ocorrida recentemente sobre projeto também envolvendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, o Pontal do Estaleiro, deverá sugerir ao líderes de bancadas a formação de um comitê de entidades urbanísticas e de controle social, entre as quais seriam convidadas a participar o Fórum das Entidades, Ministério Público, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Engenharia, Asbea, Uampa, Agapan, associações comunitárias, Orçamento Participativo e representantes das entidades no Plano Diretor, que poderão apresentar sugestões, promover debates e acompanhar as votações.

Grêmio

O Grêmio pretende aumentar a volumetria e altura, para até 70 metros, dos prédios localizados nas regiões da Azenha, onde situa-se o Estádio Olímpico, e no Parque Humaitá, onde pretende construir o seu novo estádio, a Arena.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Substitutivos Alteram Projetos Da Arena e Do Beira-Rio

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta terça-feira (2/12) os projetos da Arena (Grêmio) e do Complexo Beira-Rio (Internacional) enviados pelo Executivo. Os pareceres favoráveis às propostas foram apresentados pelos vereadores João Carlos Nedel (PP) e Almerindo Filho (PTB). As matérias, porém, vão retornar para a Discussão Preliminar de Pauta, no Plenário, porque a vereadora Margarete Moraes (PT) apresentou substitutivos aos projetos. Na avaliação da vereadora, ambas as propostas não estão de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA).

Grêmio

"O projeto do Executivo altera as determinações legais das áreas em questão, atribuindo-lhes possibilidades que extrapolam o objetivo de viabilizar a construção da nova Arena Tricolor, prevendo índices de aproveitamento, volumetria e usos em desacordo com o PDDUA", sustenta a vereadora. O substitutivo de Margarete autoriza as modificações no regime urbanístico, mas restringe o potencial construtivo previsto no Plano Diretor para as áreas do entorno imediato, além de definir que o projeto seja apresentado sob a forma de Operação Urbana Consorciada nos termos do Estatuto da Cidade.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre