sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vocês Conseguiram! Meus Parabéns!

Em várias oportunidades eu utilizei este blog para manifestar a minha indignacão e de outros gremistas em relacão à eminente exclusão de Porto Alegre da Copa das Confederacões, fruto de uma inexplicável protecão política feita para garantir o estádio Beira-Rio (meio estádio né, já que não tem parte da arquibancada) como sede, combinada com a postura arrogante/sonhadora/mentirosa da direcão do Sport Club Internacional, clube "modelo" de administracão segundo alguns, que tinha na ponta da língua o discurso de que "tudo estaria pronto na semana que vêm!".

E olha que não era qualquer político defendendo o estádio que fica às margens do LAGO (e não rio) Guaíba: desde vereadores, deputados (estaduais e federais), passando pelo prefeito, governador, ministros e chegando no representante máximo do Brasil, a presidente da República! Até o Pelé foi convocado para participar do circo! Será que eles vão aparecer para justificar o mico? Bom, isso é outro assunto!

Rindo do quê?
Retomando a prosa, argumentos de tudo que é tipo apareciam para justificar esta posicão: o contrato estava nos últimos detalhes, todos os investimentos estavam voltados para a área do Beira-Rio, não existe tempo hábil para fazer as obras no entorno da Arena, que a zona onde está o Beira-Rio é mais apresentável que o Humaitá etc.

E lá íamos nós, tentando fazer barulho através de mensagens enviadas para as rádios e jornais, tuitadas, posts em blogs, redes sociais e tudo mais que pudesse nos ajudar nessa tarefa hercúlea de tentar mudar um cenário onde estava claramente desenhado o mico que a cidade estava por pagar! Mas, infelizmente, não adiantou!

Hoje saiu na ZH uma notícia de que Porto Alegre, de fato, perdeu a Copa das Confederacões! Novidade? Não, nenhuma! SE ela se confirmar (a fonte é o Zini, então é possível manter as esperancas), será um mico histórico!

Obviamente que os colorados se dirão surpresos, não assumirão a culpa, alegarão que a empreiteira fez corpo mole e que não houve pressão política suficiente! Os políticos dirão que as outras sedes fizeram uma pressão maior em cima da CBF (argumento ridículo, pois a maior forca política do país estava do lado vermelho, a Srta. Dilma Rousseff)! Alguns dirão que como a Dilma não brinca de casinha com o Ricardo Teixeira, o mandatário da CBF se cobrou da presidente e tirou o evento de Porto Alegre! É capaz de sobrar até para o Grêmio, querem apostar?

Enfim, nesta hora existem mais perguntas do que respostas! Aliás, nem sei se teremos respostas para algumas delas! Eu até pensei em questionar pessoalmente o prefeito José Fortunati, conselheiro do Grêmio, sobre o real motivo dessa insistência com o Beira-Rio! Mas ele não comparece no Conselho Deliberativo, então eu não tenho como me encontrar com ele, infelizmente!

Mas o certo é que TODOS são culpados! E afirmo, sem medo de errar, que o MAIOR culpado é justamente ele, o clube do povo, o exemplo de gestão, dos 100 mil sócios (??): o SPORT CLUB INTERNACIONAL! E o MENOR dos culpados é justamente a sua parceira, a construtora Andrade Gutierrez!

Os colorados certamente pensarão: MAS COMO??? A CONSTRUTORA FEZ CORPO MOLE E POR CAUSA DISSO O CONTRATO AINDA NÃO FOI ASSINADO!! SEU CLUBISTA FILHO DA P....!!

Balela, argumento de jatobá alienado!

Por muito tempo a Andrade Gutierrez correu atrás do Internacional com um contrato de parceria pronto, inclusive muito vantajoso para o co-irmão! Mas a direcão alegava que iria fazer com recursos próprios! Lembram disso?

Logo depois, quando decidiram firmar uma parceria, a Andrade Gutierrez novamente acenou com um contrato pronto e favorável ao Internacional que, por sua vez, resolveu abrir um processo de licitacão, numa clara tentativa de tentar tirar ainda mais vantagens numa possível parceria! Tudo certo, direito deles!

Acontece que teve justamente o efeito CONTRÁRIO!

A construtora sentindo-se desprestigiada e resolveu proteger os seus interesses, pois os prazos diminuíram e as garantias que seriam dadas (e que foram solicitadas pelo Internacional) já não eram tão fáceis assim de manter! O negócio não era mais tão atrativo!

E com o passar do tempo, ele foi ficando cada vez MENOS ATRATIVO para a construtora, pois os custos só aumentavam! E todos sabemos que construtora não faz caridade, diga-se de passagem! Logo, era mais do que esperado que a mesma buscasse novas formas de ser compensada pelo aporte financeiro que viria a fazer!

Dito isso, a conclusão óbvia é a de que a situacão só chegou a este ponto por culpa ÚNICA e EXCLUSIVA da direcão do Sport Club Internacional!

O que torna ainda mais ridícula a pressão que imprensa e políticos fizeram para que a construtora cedesse e aceitasse um contrato que não estava de acordo com seus interesses!

O que torna ainda mais ridículos os discursos de que Porto Alegre, diante de tal impasse, não tinha plano B para a Copa, que o estádio é o Beira-Rio e pronto!

O que torna ainda mais incompreensível o fato de que grande parte da imprensa simplesmente IGNORA os fatos existentes e insiste em criar uma agenda positiva para as obras do Beira-Rio, que não acontecem há praticamente CINCO MESES!

Mico? Não, capaz...
O que torna ainda mais inadmissível o comportamento desta corja de políticos que blindam este estádio como se ele fosse o único na cidade capaz de sediar um evento mundial, como se ele fosse a salvacão da lavoura!

Alguém me diz, por favor, quando o Internacional passou a ser prioridade em detrimento da populacão? Afinal, não é o Grêmio que estaria perdendo a Copa das Confederacões! Seria a CIDADE DE PORTO ALEGRE! Seriam os hotéis, os comerciantes, os taxistas, enfim, todos aqueles que, gracas a interesses que não estão muito claros, perderiam a oportunidade de terem um grande incremento nos seus ganhos, de melhorarem os seus servicos visando a maior competicão do futebol mundial, a Copa do Mundo!

Mas isso é o de menos! O importante é dar mais e mais para o Internacional, para o clube do povo, aquele que ganha tudo de graca e todos aplaudem! Acho que não é à toa que o nariz dos palhacos é vermelho, não é verdade?

Saudacões Tricolores

17 comentários:

Marcelo Menna disse...

Fico a me perguntar até onde vai a incompetência e a falta de carater de nossos ilustres políticos. Mas não só os politicos, os jornalistas estão TODOS metidos nesse balaio. Pois não fizeram a sua parte que era justamente propagar a todos os cantos do rio grande esta grande insensatez que se apoderou dessa questão. O que me conforta é que para nós gremistas continua , quase, tudo igual. Pois estamos construindo um estádio inteiramente para nós, sem pressão de parte externa nenhuma.

Fato que não acontece com o Beira Rio, que será fruto de um remendo, de um disfarce na estrutura. Remendo este que se esvaiará em poucos anos, aliás muito antes do término das responsabilidades do inter com a construtora deles. Vão acabar tendo que em poucos anos ter que fazer um outro estádio e por abaixo o remendão para construir algo novo.

Nossa !!!! incompetência para todos os lados.

Guilherme Mallet disse...

A Arena não fica na beira do lago "rio Guaíba"? Mas desnecessário entrar nesse papinho de torcedor de 3ª série.

Mas culpar os políticos colorados por eventual perda da Copa das Confederações só se justifica pela paixão de torcedor.

Vosso Presidente Paulo Odone passou anos fazendo lobby pela Arena, tem mais obras "da Copa" na Zona Norte que nos arredores do Beira-Rio. Tentaram, inclusive, inventar um metro na Borges de Medeiros que até o mundo mineral sabe que não ficaria pronto até 2014. Em clara tentativa de boicote rasteiro ao Beira-Rio.

O grande mérito do Grêmio foi negociar o contrato com a construtora sem pressões e sem obrigatoriedade de Copa do Mundo, como o Inter está fazendo.

Saudações Coloradas.

Giuliano Vieceli disse...

Guilherme,

Realmente, não cabe discutir que o Guaíba é, de fato, um lago! Bom que concordamos nisso!

Em nenhum momento eu culpei os políticos COLORADOS, até porque o prefeito é gremista, sendo inclusive conselheiro do clube!

O fato do presidente Paulo Odone fazer lobby para a Arena prejudica em que as obras do Beira-Rio? Saberia me explicar?

Afinal, a bola sempre esteve com a direcão do Internacional, bastava cumprir os prazos da FIFA (esta, por sinal, sempre foi muito condescendente com os atrasos, aumentando os prazos toda vez que eles ocorriam)!

E não é pelo que vem sendo feito HOJE que Porto Alegre pode perder a Copa das Confederacões!

É pelo que DEIXARAM de fazer no passado, quando o Internacional teimava em fazer com recursos próprios ao invés de humildemente aceitar o fato de que necessitava de parceria!

Justamente por isso que ela, a diretoria colorada, é a maior culpada caso este fracasso venha a se confirmar!

Ronaldo disse...

Posso estar enganado, mas ali não é o lago Guaíba ainda. De um lado é o Rio Garvataí e de outro o delta do Jacuí.

luis disse...

A BR 448 NAO ESTA SENDO FEITA PARA A ARENA ou PROS GREMISTAS SO ok . ( MAS SIM A TODOS OS GAUCHOS ) . E ATE ACHO QUE 70% DAS OBRAS DE POA , DEVERIAM SER construidas NO BAIRRO HUMAITA SIMMMMMMMMMMMMMM , PQQQQ este esta HA 30 ANOS " ABANDONADO " PELO PODER PUBLICO MUNICIPAL e ESTADUAL ne , GUILHERME ? .

luis disse...

AINDA COLOCARAO A TOTAL CULPA NO GREMIO / OAS / E AG . ( SENDO QUE TODA A CULPA E EXCLUSIVA do 69 SIMMMM ) O RESTO E papo FURADO , ou QUERER TIRAR O seu da reta 69 ok . INCOMPETENCIA VARSEANA OCEANICA == RECURSOS PROPRIOS chamado = GENIO PIFIO .

luis disse...

VOU COMECAR A CONFECCIONAR , CAMISAS COM A FRASE = NOS JA SABIAMOS 69 !!!!!! sera 1 sucesso de vendas .

André disse...

O que comentei dia 11 de Outubro no topico anterior esta se concretizando, vou colocar abaixo novamente a materia.

==================================

"As noticias vinda do centro do país é de que a FIFA está muito inclinada a substituir o Beira Rio na Copa das Confederações e na Copa do Mundo pela Arena do Grêmio.

para a FIFA não existe a possibilidadede de o Beia Rio perder somente a CC e depois sediar a CM por razõs que explicarei abaixo. Então o Inter teria duas opções, sediar ambas competições, ou não sediar nenhuma.

O Inter já sabe disso, e por esse motivo o presidente do Inter estaria dando a entender que se trata de um jogo político, justamente para justificar a perda da sede por parte do Inter.

A visita a capital nos próximos dias pela comitiva da FIFA que visitara as obras é justamente para justificar este parecer técnico. No dia 20 podera ser oficializada a troca.

A não assinatura do contrato com a AG até o dia da divulgação sera a principal justificativa da FIFA.

IMPORTANTE. O Odone fala diariamente com Ricardo Teixeira por telefone, e a movimentação que o Grêmio fez foi INTEIRAMENTE solitária, e não tem apoio de nenhuma autoridade, o que pode acarretar um certo atrito com poderes estaduais e federais, mas que a FIFA e o COL não estariam preocupados com isso.

Para dar mais vericidade e tudo isso basta puxarem pela memoria, que nos principais meios de comunicações do RS até uns 2 meses atraz nem se comentava sobre isso, e agora o grupo RBS fala direto sobre o que eles chamam de GREnal dos estádio.

Em 9 dias seremos agraciados com uma otima noticia."

================================

Leiam a materia do clic RBS de hoje:

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,3526474,Luigi-Se-a-Copa-das-Confederacoes-nao-for-aqui-sera-so-por-uma-questao-politica.html

Vejam a 3º parte da materia que coloquei acima e comparem com a noticia do ClicRBS.

Pegue esta materia na net sem fontes conclusivas e esta acontecendo exatamente o que coloquei. A copa das confederações e a copa do mundo deverá migrar para Arena, pelo menos até agora é que se percebe.

Tiago D'Arrigo Gama disse...

Já tô achando que essa enrolação que se deu era só pra tirar possibilidades do Grêmio, acho que nem eles mesmos queriam a Copa, mas tirando da gente, aposto que terá colorado soltando foguete.
E olha que vai entrar dinheiro público no Beira-Rio, podem acreditar!

André disse...

Tb acho que terá dinheiro público, mas até o dia 18 tudo pode acontecer.

Tiago D'Arrigo Gama disse...

Assim espero, que o dia de hoje seja só boato. Confirmando a boataria poderemos chamar o dia 14.10 de 'Dia do Colorado'.!

ROGÉRIO disse...

Calma gente,não tem nada oficializado ainda,vamos esperar dia 20,sairá a decisão oficial!!!

Tiago D'Arrigo Gama disse...

Tem um tal de Knijnik falando asneiras no blog do beirario2014.

. disse...

A copa vai ser um mico para o País. Não é só Porto Alegre que corre o risco de ficar sem a copa das confederações. A Fifa já mandou um documento ao COI alertando sobre as olimpíadas por conta das dificuldades que está encontrando. A Fifa é uma entidade séria e administrativamente competente. Sempre existe um plano B quando um país é escolhido como sede. Para 2014 o plano B são os EUA. Quero ver a cara dos comunas do PT vendo o Brasil perder a sede da copa para os Yankees!

João Pedro Bohrer

André disse...

João Pedro, menos, não tem essa de plano B.

ROGÉRIO disse...

Aliás o PT,tá bem acostumadinho,ao anti progresso,mandando várias empresas embora do estado,isso é fato,viajo pelo brasil todo,o estado do RS,é o pior estado em infraestrutura,principalmente estradas!

Tiago D'Arrigo Gama disse...

Oi amigos, escrevi este texto e desejo colar aqui, para opiniões e maiores embasamentos.

Olá gremistas do Movimento Grêmio Acima de Tudo.

Sou gremista também desde o últero materno.
Infelizmente não posso acompanhar os bastidores do Grêmio como eu gostaria mas, buscando isto, estou sempre conectado à internet, quando posso.
Comecei a pouco tempo ler o blog de vocês e, pelo que eu vi em uma foto, me parecem ser de uma classe bem politizada, não que eu também não seja.
Pelo que eu leio nos textos do blog, vejo críticas muito severas, algumas delas sem entender a essência dos planejamentos futuros, como é o caso da Arena.
Acompanho a trajetória do Paulo Pelaipe no Gêmio desde 2007, desde a saída do Renato Moreira e, naquele biênio de 07 e 08 achei muito boa a passagem dele. Gostei muito do Luís Onofre Meira também, que me pareceu trabalhar bastante sério. O que não me pareceu bom foi o Antônio Vicente Martins, que me pareceu meio apagado.
Quanto ao Celso Roth, penso que ele não quer e, não quer, vencer títulos pelo Grêmio, menos ainda vencer Grenal (o último foi excessão, porque ele colocaria a forca no pescoço caso perdesse).
'Ele já recebe salário, por quê vencer título pelo Grêmio, se ele é colorado?’ - Eu me pergunto.
O exemplo é o brasileiro de 2008, o qual não vencemos, por alguns jogos com times mal escalados.
Por definitivo não gosto dele.
O que me ocorre em escrever isto, é que eu acho que por mais que o Pelaipe tenha contratado o Roth em ambas as temporadas, eles devam ser analisados de forma independente. Não se deve fazer uma pesquisa da união dos dois.
Também esta pesquisa foi relâmpago e quem votou, provávelmente é o público que mais admira o trabalho de vocês, por outras razões. Não é democrática.
Pois bem, eu como torcedor, procuro expressar meu gremismo de uma forma não tão radical, sabendo que muitas coisas acontecem porque já não há, de muitos anos, um planejamento a longo prazo.
E contratações ruins decorrem também por não se conseguir um equilíbrio financeiro adequado das contas do clube, além de que o jogador observado nos outros clubes, algumas vezes não é bem projetado (visão, de times futuros) numa "esperada" equipe.
Sei dos desentendimentos entre dirigentes e jogadores. O mais básico que eu penso disto é de que o bom dirigente é aquele que além de contratar o jogador certo, chega no cara e mostra o VALOR DO CLUBE, através de ensinamento. O jogador muitas vezes não conhece o clube internamente, apesar de toda a grandeza do Grêmio.
Penso que um clube da trajetória do Grêmio, deva ter não só 2 ou 3 psicólogos, mas ter um centro especializado em psicologia esportiva, preparado para entraves organizacionais a todo instante. Os jogadores tem que estar preparados o suficiente para pressões de diversas esferas, para isto o coletivismo é fundamental.
Por ora gostaria saber de vocês, gostaria que, além de criticar, escrevessem um texto contando o que cada membro faz de efetivo pelo clube. Não dá para entrar em total acordo, sem apresentação dos componentes do grupo.

Saudações Tricolores!

Tiago D’Arrigo Gama.