segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ThyssenKrupp Exibe Sua Marca Na Arena Do Grêmio

A ThyssenKrupp Elevadores assina os 18 elevadores de alta tecnologia que irão atender a Arena do Grêmio, complexo que abrigará o novo estádio do Grêmio no bairro Humaitá, Zona Norte de Porto Alegre (RS), com capacidade para 60 mil pessoas, e que já está com 25% de suas obras executadas.

O projeto, assinado pela construtora OAS e pela Plarq Arquitetura será dividido por setores: Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada um deles será atendido por um número diferente de elevadores: três para o setor Norte, três para o Sul, seis para o Leste e seis para o Oeste.

As obras, a cargo da construtora OAS, especializada na administração de estádios, devem ter toda a estrutura concluída até o final de 2012. Com o conceito de arena multiuso, além do estádio, o projeto vai reunir edifícios comerciais, lojas, bares, shopping center, hotel, centro de convenções e estacionamento para cinco mil vagas.

Para atender o complexo, um investimento de R$ 1 bilhão, os 18 elevadores utilizarão máquinas sem engrenagem (gearless) que economizam até 30% de energia e não utilizam óleo lubrificante.

A tecnologia está em linha com o conceito sustentável do estádio, o único, além dos estádios que receberão a Copa de 14, que fechou contrato com a Green Building Council Brasil para obter o certificado Leed, selo que reconhece empreendimentos capazes de gerar menor impacto ao meio ambiente.

Além disso, o projeto da Arena do Grêmio também contempla a acessibilidade, com 270 lugares disponíveis aos portadores de necessidades especiais distribuídos na arquibancada inferior, na arquibancada Gold e nos camarotes. O acesso para a arquibancada Gold, sobre a arquibancada inferior, e para os camarotes poderá ser feito por elevadores, todos de acordo com a norma de acessibilidade NBR NM 313.

Com seis a oito paradas, velocidade de 1,5 metros por segundo, e capacidade para 16 pessoas, os elevadores da Arena Grêmio utilizarão o software TKVision, sistema de controle de tráfego localizado na portaria ou na sala de supervisão do complexo que permite ao operador monitorar o conjunto de elevadores.

O TKVision favorece a otimização do tráfego dos elevadores, além de oferecer maior segurança por meio do bloqueio de chamadas.

As cabines escolhidas para os elevadores são do modelo Export, com acabamento em aço inoxidável escovado, e que oferecem mais praticidade e durabilidade aos produtos. Com duas entradas, as cabines contarão, ainda, com iluminação LED e duas colunas de botoeiras High Protection, ideais para áreas de grande circulação.

Fonte: PromoSports

Um comentário:

Abel Abelha disse...

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre

Teixeira avisa Federação Gaúcha: Copa pode ser na Arena do Grêmio
Teixeira oficializa ausência de Porto Alegre da Copa das Confederações e faz alerta ao Inter: 'Chega de nhenhenhem'

Porto Alegre não será uma das sedes da Copa das Confederações. E a culpa é do Inter. O raciocínio é do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, Ricardo Teixeira. Foi o que ele disse na noite desta quarta-feira para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. E não é a pior notícia para os colorados: Teixeira começa a cogitar a Arena do Grêmio como sede para a Copa do Mundo.
Faltou o Inter assinar o contrato com a construtora Andrade Gutierrez, sua parceira nas obras. O clube alegava que isso não seria determinante para a escolha das sedes da Copa das Confederações para a Fifa. Na visão de Teixeira, era, sim, fundamental ter a papelada.
- Ele me falou que não chegou o documento, que não tem garantias e que só um milagre nos salva. Ele me disse: ‘Gaúcho, aqui não tem promessa. O Inter protelou diversas vezes’ – comentou Novelletto.
A Federação Gaúcha de Futebol concorda com o argumento de Teixeira. Discorda do raciocínio do Inter de que a assinatura do contrato não era necessária para receber a Copa das Confederações.
- Como não? O prazo é um ano atrás. O Teixeira me falou: ‘Chega de nhenhenhem, gaúcho’.
Arena do Grêmio é citada
A conversa também serviu para ressuscitar a esperança do Grêmio de receber a Copa do Mundo de 2014. Teixeira deixou claro para Novelletto: se o Inter não se mexer, a Arena, futuro estádio do Tricolor, em construção, é alternativa.
- Ele está preocupado com o Rio Grande do Sul. Disse que tem a Arena como opção. Se o Beira-Rio não andar, tem a Arena. Não precisa ser muito inteligente para concluir isso. Que outro estádio a gente teria?
A situação é preocupante para o Inter. A própria diretoria colorada admite que a opinião de Teixeira é determinante no processo de escolha das sedes. E o dirigente parece ter perdido a paciência com a demora na assinatura do contrato entre o Inter e a Andrade Gutierrez. As obras no Beira-Rio, por causa da pendência, estão paradas há quatro meses.
Nesta quarta-feira, o clube e a construtora estiveram reunidos em São Paulo. O presidente do Inter, Giovanni Luigi, disse a Novelletto que “está tudo redondo” no contrato, mas que a Andrade Gutierrez é fugidia.
Beira-Rio tem apoio oficial
O Grêmio faz pressão política para fortalecer sua Arena. Mas prefeitura de Porto Alegre, governo do Rio Grande do Sul e governo federal tratam o Beira-Rio como sede gaúcha da Copa do Mundo. No dia 7 de outubro, em visita ao estádio do Inter, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que a Arena do Grêmio não estava no debate para o Mundial. Ele afirmou escutar do Inter que o Gigante estaria reformado dentro de um ano.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou contato, sem sucesso, com o presidente do Inter, Giovanni Luigi, e com o presidente da comissão de obras do Beira-Rio, Luís Anápio Gomes. Nenhum deles atendeu ou retornou as ligações. São os dois principais dirigentes do Inter envolvidos nas reformas do estádio e na assinatura do contrato com a Andrade Gutierrez.