terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prefeito, Está Na Hora De Acordar!!

Para a minha imensa surpresa, passadas quase duas semanas de uma série de fortes manifestacões dos blogueiros gremistas cobrando da imprensa um tratamento imparcial acerca dos projetos dos estádios de Porto Alegre (Projeto Arena e reforma do Beira-Rio), hoje eu abro inúmeros jornais, blogs e me deparo com manchetes falando sobre os atrasos nas obras do estádio do co-irmão.

O que mais chamou a minha atencão foi a seguinte manifestacão de um dirigente do Sport Club Internacional, ligado às negociacões com a Andrade Gutierrez:

"– Novos prazos não serão dados. Estamos definindo cláusulas. Já erramos muitos prazos e não podemos mais falar nisso. Até por uma exigência da Andrade Gutierrez"

Leram bem? A assinatura do contrato com a Andrade Gutierrez NÃO TEM PRAZO PARA ACONTECER! Isto significa que as obras de reforma do Beira-Rio, que estão paradas há três meses, sequer tem uma data para reiniciar. Aliás, sequer existe a GARANTIA de que irão reiniciar. Afinal, não existe contrato!

Quanto tempo mais este contrato levará para ser assinado? Bom, vamos calcular por cima: um contrato desta envergadura, que é praticamente um casamento de 20 anos entre clube e construtora, precisa ser analisado pelos conselheiros do clube. Afinal, um clube exemplo de gestão, modelo no país, jamais aprovaria um contrato desta magnitude deixando-se pressionar por prazos.

Tomando como parâmetro o tempo que os contratos do Projeto Arena ficaram à disposicão dos conselheiros tricolores, eu colocaria um mês, NO MÍNIMO, para uma correta avaliacão dos conselheiros colorados.O contrato do Projeto Arena ficou à disposicão por dois meses.

Adicionando a este tempo o período necessário para se chegar à versão final do contrato (digamos, mais uns 10 dias) e mais uns 5 dias pós a análise dos conselheiros, para marcacão da reunião no CD e assinatura do contrato, o co-irmão ainda levará cerca de um mês e meio para comecar a fazer alguma coisa.

Estamos em setembro praticamente. As obras reiniciariam, na melhor das hipóteses, na metade de outubro. Até o prazo de FIFA, que é dezembro de 2012, são 14 meses. Existe tempo hábil? Não creio.

A Copa das Confederacões está chegando. A imprensa parece que já se deu conta de que o Beira-Rio não terá condicões de sediar os jogos da segunda competicão mais importante da FIFA, abaixo apenas da Copa do Mundo.

A pergunta que não quer calar é: e o prefeito José Fortunatti?

Bem, parece que o prefeito está com medo de ficar marcado por ser gremista. Afinal, ele é conselheiro do Grêmio. E talvez seja justamente por isso que ele não tenha tomado uma atitude!

Será que falta aquilo roxo para tomar uma decisão que, a cada dia que passa, fica evidente ser a mais correta? Sinceramente, que se exploda o fato do senhor ser conselheiro do Grêmio!

De um lado temos um estádio com obras paradas, que será reformado, que sequer tem um contrato de parceria assinado, que não tem nem prazo para que isto aconteca.

Do outro temos o melhor estádio da América Latina sendo construído do zero, novinho em folha, atendento à TODAS exigências da FIFA e até superando tais exigências. Um estádio que ficará pronto em NOVEMBRO/2012, que está situado no corredor de desenvolvimento da cidade, com rodovias saindo diretamente nas ruas adjacentes ao complexo, numa facilidade de locomocão que o Beira-rio sequer sonha em ter igual.

O QUE JUSTIFICA, ENTÃO, A INSISTÊNCIA EM MANTER O ESTÁDIO BEIRA-RIO COMO SEDE DA COPA DAS CONFEDERACÕES?

As palavras de João Bosco Vaz (secretário extraordinária para a Copa do Mundo de 2014), quando o mesmo diz que a cidade não tem plano B, soam como uma tentativa desesperada de um colorado (sim, João Bosco Vaz é colorado) em defender o SEU CLUBE, ao invés de fazer o seu papel e defender O MELHOR PARA A CIDADE.

E o prefeito assistindo a tudo isso sem falar nada!! Será que ele está com os olhos abertos? Ou será preciso sacudir o prefeito para que ele acorde de uma vez por todas?

Prefeito Fortunatti! Se até a imprensa tendenciosa do Rio Grande do Sul, aquela que um dirigente colorado (talvez por conhecimento de causa) um dia chamou de barata, já está se dando conta do mico que o co-irmão está por pagar, eu lhe pergunto: por que insistir no erro? O senhor quer pagar mico também, e deixar a cidade perder esta oportunidade ÚNICA de sediar uma Copa das Confederacões?

Está na hora de acordar prefeito! Quem sabe eu lhe dê de presente, na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio, um despertador!

Não como gremista, mas como cidadão porto-alegrense!

Giuliano Vieceli

13 comentários:

dirceu disse...

Meu amigo por que este desespero todo:
Será porque se o gremio não conseguir ao menos a copa das confederações, a OAS conseguirá o financiamento do BNDES. Quem de sã consciencia pode afirmar que as obras do beira rio não estarão prontas até fim de 2012 e a arena com certeza estará pronta.
Com certeza dirão que 30% das obras estão prontas. É uma deslavada mentira pois na verdade mesmo não passam de 10%.
Outra coisa será que o gremio não colocou algum dinheiro a partir de abril de 2011 para a continuação das obras em ritmo lento. Pelo cronograma apresentado pela OAS em todos os itens já estão atrasados.
Claro que o senhor deve saber, que a arena do gremio para ser um estadio padrão FIFA terá que ter pelo menos 04 ha. de passeios e calçadas; coisa que não tem. Outra coisa contrataram o consultor da FIFA e a colocação de um secretário de estado da copa gremista para fazer pressão na governadora e no INTER para fazer da realização da copa na arena OAS.
Tu talvez tenha lido que o seu De La corte está denunciado por fazer prevaricação em outros estadios da copa.

Valdemir disse...

Depois do grande sucesso que foi o UFC RIO, e que provavelmente daqui pra frente teremos um UFC por ano no Brasil. Em 2012 o evento será em Manaus. A admininstração do estádio poderia procurar a prefeitura e tentar trazer o UFC em 2013 pra Arena do Grêmio em Porto Alegre. O que vocês acham ??

Valdemir disse...

Ja se sabe que cada um dos dois telões da arena terá 80 metros quadrados. E quanto ao formato da tela. Vai ser no formato 16:9 ou 21:9 ??

¿¤§håÐøwmåñº³ disse...

Creio eu que será a primeira vez na história que o melhor estádio de uma cidade não recebe jogo. Já aconteceu isso em alguma outra Copa?
E o argumento que o Beira Rio está em pé e a arena ainda não, não conta, pois diversos estádios em diversas copas, inclusive no Brasil, são erguidas pouco antes da Copa.
Isso é a prova que a escolha é puramente POLÍTICA.

San Tell d'Euskadi disse...

Calma, Giuliano. Isso não é decisão para agora. A Arena sai de qualquer forma, não? Todos sabemos que há um Plano 'B' sendo construído no Humaitá, e que há o interesse da OAS em o colocar na Copa. Ademais, a decisão não depende do COL porto-alegrense, mas da organização nacional.

Eles esperarão o Beira-Rio até o último momento. Até lá, só nos resta fazer a nossa parte.

Abraço.
--
Na próxima Euro, por birra política, dois estádios privados de alta qualidade ficarão de fora. Excluíram Cracóvia, a principal cidade da Polônia!

É como deixar São Paulo de fora porque Itaquera não ficou pronta, para não colocar a sede no Morumbi ou no Palestra.

Unknown disse...

Grande Giuliano, ótimo texto.Quer a resposta para a insistência no Beira Lago?
Pela sua ótima localização, a Arena não teria obras estruturais dentro da cidade, e POA tá querendo tirar uma casquinha da copa do mundo para duplicar algumas vias do centro.
Sem falar nas licitações e oportunidades de lobby e ganho extra para os envolvidos.
Então como a Arena vai estar pronta, eles não se preocupam com prazos, mas vão levar o Beira lago até o limite para arrecadar estas verbas e consequentemente suas comissões.Deixo claro que não me refiro aos nomes citados no texto, mas que alguns vão sair no lucro, vão. Desde lucro de imagem a financeiro.
Abraço, Fabricio.

Régis Silveira Pessoa da Silva disse...

Como sempre, ótimas colocações. Gostaria de saber de onde esse tal Dirceu (será o José Dirceu?) tirou esses dados sobre passeios e calçadas. Não consta em qualquer publicação FIFA...

Rogério Penna disse...

@San Tell d'Euskadi

a decisão depende sim de Porto Alegre. O COL e a FIFA não vão desqualificar o Beira Rio por não estar pronto a tempo da Copa das Confederações. SOMENTE tirarão Porto Alegre da competição.


cabe a Porto Alegre, se quiser receber a Copa das Confederações, desqualificar o Beira Rio e apresentar a Arena ao COL e à FIFA. Como ela já teve visitas e o De La Corte já está a par do projeto, a mudança seria aceita rapidamente sem problemas...

Rogério Penna disse...

quem quer ser o primeiro a responder as imbecilidades proferidas pelo colorado Dirceu?

San Tell d'Euskadi disse...

Penna,

Obrigado pelo esclarecimento. Não deixei claro.

A organização nacional é quem define tudo, sendo os comitês locais meros auxiliares. Mesmo que o COL diga que o estádio é o do Grêmio, o comitê nacional pode recusar. Se o COL ficar o pé no Beira-Rio, e ele não estiver pronto, o comitê nacional pode ele mesmo realizar a mudança (ou cortar Porto Alegre do evento).

O comitê nacional poderá mudar o estádio exatamente por estar a par das obras. E a OAS deve estar fazendo lobby para isso.

A bola está com a Andrade Gutierrez e o Inter, mas se eles perderem o penal...

San Tell d'Euskadi disse...

Penna (2),

É desnecessário responder.

Ero Aren disse...

Sou de Curitiba..

Mas é uma pena ver que a cidade de Porto Alegre pode ficar de fora da segunda maior competição da FIFA por politicagem...
Mais pena vai dar quando os gingos treinarem na melhor arena das Américas e jogarem no banhado... é uma vergonha isso sim..
Dirceu.. Só de vir até esse blog ja mostra o tamanho da sua inveja pela nossa obra.. E ainda inventa merda para tentar colocar o Beira Lago como melhor.. Cai fora kkkkkkkkk
Mas como sempre o Brasieiro deixa tudo pra ultima hora.. Quando acordarem pra realidade será tarde..

Gremista de Curitiba

Flw

alan preto!! disse...

Atenção Gremistas!!! Esta mais do que claro que politicos colorados estão comedo de perder a copa kkk Sabem porque Representantes do inter não foran ao jornal do almoço das declaraçãoes sobre o andamentos das obras do estdio beira lago?? é facil de saber está parada á mais de 3 meses!! que falta d ética e transparençia para os gauchos!! que estão as riscas de não ser mais sede da copa onde o coloradismo fala mais alto,como os colega awe ja falaram vai ser um mico nós ficarmos sem a copa por contas detes politicos colorados e a Aren novinha en folhas com todos padroes da fifa pronta pura falta de coerencia!!!!