segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Legislativo Busca Consenso Sobre Projeto Da Arena

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), confirmou, nesta segunda-feira (22/12) pela manhã, que o Legislativo deverá votar na próxima segunda-feira (29/12) o Projeto de Lei Complementar do Executivo que define o regime urbanístico do Projeto Arena - empreendimento a ser construído pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Bairro Humaitá - e altera o regime urbanístico que envolve o atual terreno onde se localiza o Estádio Olímpico.

Melo sugeriu, ao final da reunião desta segunda-feira com o secretário municipal do Planejamento, José Fortunati, representantes da empreiteira OAS, dirigentes do Grêmio e técnicos da Prefeitura de Porto Alegre, que as partes envolvidas no processo estejam reunidas durante a manhã do dia 29, na Sala da Presidência, para dirimir possíveis dúvidas ainda existentes que impeçam a aprovação do projeto por consenso.

No mesmo dia 29, também deverão ser votados os projetos que tratam das reformas do Complexo Beira-Rio e da área do Pontal do Estaleiro. “Houve avanços no debate, esclarecemos várias dúvidas. A Câmara está avaliando mudanças urbanísticas que geram polêmica, mas o condutor desse processo é o Executivo”, disse Melo. Os possíveis problemas viários na Azenha, decorrentes das mudanças previstas no projeto, foram os principais temas discutidos na reunião.

O líder do PT, vereador Carlos Comassetto, sugeriu que as mudanças previstas pelo projeto sejam debatidas e implementadas a partir de uma Operação Concertada e do encaminhamento, pelo Executivo, de medidas mitigadoras para os impactos do empreendimento. Os técnicos da Prefeitura, no entanto, alegam que uma Operação Concertada inviabilizaria o cumprimento do prazo imposto pelo Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) – 15 de janeiro de 2009 – para que Porto Alegre se credencie a sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. “O projeto de lei enviado pelo Executivo tem outra concepção”, disse o arquiteto Newton Baggio, da Secretaria Municipal do Planejamento.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Afonso Senna, concordou com os vereadores de que seria muito difícil realizar a duplicação da Avenida Azenha, sugerida pela EPTC, e aceitou estudar a viabilidade de reincluir o gravame de um binário na Avenida Florianópolis, no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), abrindo acesso àquela via e implementando mão única para o fluxo de veículos na Azenha. Para Baggio, é possível resgatar o traçado original da Florianópolis “para resolver o gargalo na Azenha”. Para isso, explica, serão necessários estudos sobre os impactos da obra. Os técnicos da Prefeitura também prevêem a ligação da Rua Gastão Mazeron ao Bairro Cristal através das Vilas Tronco e Cruzeiro.

A representante da construtora OAS, Marilu Maraschin, ressaltou que alguns prazos previstos no projeto de lei do Executivo, considerados muito exíguos, terão de ser alterados por emendas. Ela considerou possível a inclusão de emendas ao projeto que prevejam estudos sobre alternativas para a circulação na região dos empreendimentos. “O projeto de mudanças na Azenha só pode se iniciar daqui a seis anos”, disse ela.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

6 comentários:

Anônimo disse...

Giuliano,

tem gente que não desiste de tentar boicotar o Projeto Arena, olha isso:

http://sempreimortal.wordpress.com/2008/12/23/de-colaborador-quem-sabe-a-camara-nos-salve/

Cara, se puderes, por favor coloque o email dos vereadores na comunidade Grêmio Arena no Orkut, para que possam mandar mails pelo SIM À ARENA SIM sob o argumento de que a Copa 2014 é uma oportunidade única para o desenvolvimento da cidade, devido aos incentivos fiscais e investimentos estaduais e federais na infra-estrutura de Porto Alegre.

E isso sem falar no desenvolvimento específico do 4º Distrito (Humaitá), nos empregos diretos e indiretos que as obras vão gerar e no comércio que nascerá na região após a conclusão da Arena!

seguem abaixo os e-mails dos nossos vereadores:

adelisell@camarapoa.rs.gov.br; brasinha@camarapoa.rs.gov.br; oliboni@camarapoa.rs.gov.br; almerindo@camarapoa.rs.gov.br; bernardino@camarapoa.rs.gov.br; betomoesch@camarapoa.rs.gov.br; comassetto@camarapoa.rs.gov.br; todeschini@camarapoa.rs.gov.br; sebenelo@camarapoa.rs.gov.br; drgoulart@camarapoa.rs.gov.br; drraul@camarapoa.rs.gov.br; eliasvidal@camarapoa.rs.gov.br; eguimaraes@camarapoa.rs.gov.br; ervino@camarapoa.rs.gov.br; gbarbosa@camarapoa.rs.gov.br; haroldo@camarapoa.rs.gov.br; joaodib@camarapoa.rs.gov.br; joaobosco@camarapoa.rs.gov.br; joaocnedel@camarapoa.rs.gov.br; ismael@camarapoa.rs.gov.br; luizbraz@camarapoa.rs.gov.br; daneris@camarapoa.rs.gov.br; margarete@camarapoa.rs.gov.br; celeste@camarapoa.rs.gov.br; marialuiza@camarapoa.rs.gov.br; maristela@camarapoa.rs.gov.br; meneghetti@camarapoa.rs.gov.br; vereadormauricio@camarapoa.rs.gov.br; mzacher@camarapoa.rs.gov.br; nereuavila@camarapoa.rs.gov.br; neuza@camarapoa.rs.gov.br; nilosantos@camarapoa.rs.gov.br; profgarcia@camarapoa.rs.gov.br; melo@camarapoa.rs.gov.br; sofia@camarapoa.rs.gov.br; valdir@camarapoa.rs.gov.br

Saudações tricolores!

Anônimo disse...

UM BRADO TRICOLOR

Olímpico Monumental
Nosso panteão sagrado,
Teu presente, teu passado,
É sinônimo de glorias
Os feitos da tua história;
Um grupo de iconoclastas,
Conspiram ruir tuas pilastras
Destruindo tua memória.

E as campanhas do tijolo,
Ferro e sacos de cimento,
Vai tudo pro esquecimento
Lajotas com nominatas
Que atitude insensata
querem ter ver implodido
para tornar-te esquecido
Em sacrílega negociata.

Avanços da engenharia
Podem te tornar moderno
Nesta rigidez de um "cerno"
Te manterás imponente
E durar eternamente
Sem macular tua essência
Nesta secular vivência
Pra gáudio de nossa gente.

É hora desta torcida
Protestar em manifesto,
Contra este gesto funesto
E avivar nosso "gremismo"
Repudiar o casuísmo
Sem força que nos detenha
Reduto do Imortal: só na Azenha
Num preito ao nosso atavismo.

Paulo Zenni Araújo

Anônimo disse...

Vai te catar, nunca li tanta bobagem, o Olímpico sempre será lembrado com carinho, mas não dá pra esses velhos caquéticos.

Anônimo disse...

PT + ecoxiitas = atraso e estagnação econômica

Anônimo disse...

Foram os velhos caquéticos que fizeram o GRÊMIO IMORTAL CAMPEÃO DO MUNDO.

Mais respeito com as pessoas.

Anônimo disse...

E FORAM OS MESMOS QUE REBAIXARAM O GRÊMIO DUAS VEZES. FORA VELHOS CAQUÉTICOS.