quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Apresentação Do Projeto Arena Na SPM

No final da tarde desta terça-feira, dia 16, foi feita a apresentação do Projeto Arena na Secretaria do Planejamento Municipal. Quem começou a apresentação foi o Eduardo Antonini, que fez um resumo para os conselheiros sobre todo o processo: como vai funcionar a troca do Olímpico pela Arena, porque foi escolhido o Humaitá, etc.

O Antonini enfatizou que o clube NÃO ESTÁ PEDINDO DOAÇÃO DE NADA, está apenas querendo que a prefeitura crie os índices para que eles possam se basear neles para a construção da arena.

Logo depois uma mulher e um homem (que não lembro os nomes) fizeram a apresentação dos aspectos técnicos não só do complexo, como também do empreendimento que será construído na Azenha.

Esta apresentação foi simplesmente ESPETACULAR. Falaram sobre as vias que cercam o terreno da arena (as rodovias, as ruas principais e secundárias), mostraram no mapa o que será construído que impacta na questão acesso, mostraram onde fica o cone aéreo e as áreas limite estipuladas pela Base Aérea de Canoas e pelo comando aéreo.

Depois eles deram os dados técnicos das obras que pretendem fazer na Azenha (deixando claro que o desenho apresentado era apenas um esboço, pois a prefeitura ainda não criou os índices para construções naquela área), falando da altura dos prédios, etc.

No final tiveram perguntas. Uma das conselheiras perguntou sobre "fragmentaçao não sei do que lá". Pelo que entendi, ela estava preocupada com a arrecadação, devido ao tamanho da área, se o clube pagaria várias taxas como se fossem vários quarteirões ou se seria uma taxa única. (foi o que eu entendi)

Um cara que tava acompanhando tudo olhou pra mulher e falou: "Mas que perguntinha hein?"

(em tempo, pro presidente do co-irmão, que apresentou o "projeto" deles antes do nosso, só fizeram perguntas idiotas)

A mulher que fez a apresentação do Grêmio simplesmente deu um show na resposta.Depois um outro conselheiro perguntou sobre a parte ecológica, auto-sustentabilidade da arena. O Antonini falou que ela será selo-verde, que uma obra novo já segue as novas tendências, e que por ser um estádio novo não haverá desperdício de recursos (água, eletricidade, etc).

O vídeo do projeto final já está no youtube. Para vê-lo, clique aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei muito legal todo o projeto, será um avanço incrível a nossa nova casa. Mas vocês não acham que a cobertura poderia ser um pouco mais ousada?
Eu gostei da cobertura do projeto da Odebrecht, essa da OAS é igual a do Stade de France.
Eu sei que o estádio não está sendo feito só por causa da copa, mas, se for escolhido, a copa de 2014 terá um estádio igual a copa de 98. Se vamos construir o estádio mais moderno do mundo como diz o Odone, poderíamos pensar numa cobertura mais moderna.
No mais está ótimo.

Giuliano Vieceli disse...

A cobertura pode mudar. Dá uma olhada nesse tópico:

http://arenadogremio.blogspot.com/2008/08/terceira-reunio-com-o-eduardo-antonini.html

Abraço

Anônimo disse...

Cadê o vídeo? O gato comeu?

Giuliano Vieceli disse...

Aquele havia sido removido. Mas já corrigi o link.

Abraços

eduardo disse...

Qual a previsão que foi dada pelo Secretário do Planejamento para a apreciação do Projeto Arena no Conselho do Plano Diretor?
Na Câmara de Vereadores sabemos que a aprovação será rápida. Na apresentação da Câmara de Vereadores foi falado de uma permuta da área do Humaitá por uma área da Restinga onde seria construida a nova Universidade do Trabalho. Isto também depende de lei? Quais são os principais obstáculos para aprovação da Arena tanto Conselho Deliberativo como na Prefeitura?

Giuliano Vieceli disse...

eduardo,

O Secretário do Planejamento disse que a apreciação do Projeto Arena entrará nos trâmites normais dentro da SPM.

Será votado numa reunião ordinária comum, como se fosse um projeto qualquer.

A respeito das áreas, creio que a questão da permuta também depende de lei, e deve ser aprovada juntamente com lei que regulariza as construções do Complexo Arena e do empreendimento da Azenha.

Na questão prefeitura está tudo muito bem encaminhado. Por incrível que pareça, os principais obstáculos podem surgir dentro do próprio Conselho Deliberativo.

Isto porque existem grupos que são contra a construção de uma nova arena no Humaitá, defendem a construção dela na área onde hoje está o Olímpico, em módulos. É um movimento liderado pelo ex-presidente Hélio Dourado.

Por causa das eleições a aprovação dos contrator também pode atrasar. Isso pode ser um problema, visto que a proposta da OAS tem validade.

Portanto, é importante nesta hora a mobilização do torcedor, que deve acompanhar tudo de perto e pressionar para que o CD seja eficiente na apreciação destas questões (mas claro tomando os cuidados para tomarem a melhor decisão para o clube).

Abraços

Anônimo disse...

Alguém pode me mandar a apresentação da Arena do Gremio zipada para agbianco@caboverdemail.com
Obrigado