quarta-feira, 18 de março de 2009

Estado Assina Termo De Cooperação Que Viabiliza Projeto Arena Do Grêmio

O governo do Estado e a Federação dos Círculos Operários do RS, com a interveniência do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, assinaram, nesta quarta-feira (18), no gabinete da Casa Civil, termo de Compromisso que viabiliza o início das obras para a construção da Arena do Grêmio. Além da governadora do Estado Yeda Crusius, assinaram o documento o presidente da Fcors, José Renato Soethe, e o presidente do Grêmio, Duda Kroeff.

A solenidade foi coordenada pelo chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, e contou com a participação de diretores das entidades envolvidas, secretários de Estado e deputados estaduais ligados ao esporte. Também assinaram o termo o secretário extraordinário da Copa 2014 e vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o coordenador do Comitê Executivo da Copa 2014 no RS e secretário do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, e o deputado estadual e ex-presidente do Grêmio Paulo Odone.

Wenzel lembrou os inúmeros investimentos que têm sido anunciados pela governadora Yeda Crusius, que estão mudando o perfil sócio-econômico do Estado, "devolvendo a história de grandeza e de conquistas para os gaúchos e gaúchas". Disse que o ato, que visa à Copa 2014, é mais um grande passo, não apenas em atender aos apaixonados pelo esporte, mas por se caracterizar como um agente efetivo de transformação da nossa sociedade, pelo impacto positivo que trará à economia do Estado. Odone falou que o projeto possibilitará uma transformação positiva na geografia da cidade, uma vez que a futura localização da Arena, no bairro Humaitá, está próximo às principais rodovias que ligam com outros Estados e com o Interior e lembrou as inúmeras ações sociais que serão multiplicadas a partir dele.

O termo de compromisso atende às determinações da Lei nº 13.093, de 18 de dezembro de 2008, que viabiliza a transferência de gravames sobre área doada à Fcors, em 1963, com base na Lei 4.610, garantindo importante avanço nas condições que o Estado oferecerá à realização do maior evento esportivo mundial. O ajuste contempla estudo da Fundação de Economia e Estatística sobre os efeitos positivos que o projeto Arena do Grêmio pode trazer à economia regional, além do impacto na arrecadação tributária estadual, com potencial para geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

Além de autoridades políticas e empresariais, participaram do evento os secretários estaduais de Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, e de Obras Públicas, José Carlos Breda, além dos deputados estaduais Aloísio Classman (PTB), Adroaldo Loureiro (PDT) e Adão Villaverde (PT).

Fonte: Site do Governo do RS

Um comentário:

Anônimo disse...

Doação de terreno de 20,70 He. para o gremio de futebol portoalegrense. Será que dá para fazer um "complexo esportivo" com 17 conjuntos de edificios para habitação e escritorios, mais as rua que circundam.

Queria saber se um campo de futebol já pode se dizer que é um complexo.