segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Grêmio e Inter Pedem Urgência Na Votação De Projetos

Os projetos do Complexo Beira-Rio, do Sport Club Internacional, e da Arena, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, foram detalhados pela Secretaria do Planejamento Municipal e pelos presidentes e técnicos dos dois clubes na manhã desta segunda-feira (8/12), no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre. Tanto Paulo Odone (Grêmio) quanto Vitório Píffero (Inter) pediram aos vereadores urgência para a apreciação e votação dos projetos. “Os prazos para a concretização das obras são exíguos. Temos muita pressa e não podemos perder a chance de sediar a Copa”, disse Píffero. "Estamos pedindo aos vereadores que votem essa matéria ainda em dezembro, para viabilizar o projeto", reforçou Odone.

Prefeitura

O secretário do Planejamento Municipal José Fortunati explicou que, para sediar a Copa do Mundo de 2014, os clubes deverão entregar à Fifa, até 15 de janeiro, os projetos básicos de engenharia e arquitetura dos estádios, a identificação dos potenciais investidores e as garantias complementares firmadas pelos governos Estaduais e Municipais. “No caso de Porto Alegre, para isso os dois projetos precisam ser votados pela Câmara”.

Fortunati informou que 18 cidades brasileiras se candidataram a receber os jogos da Copa de 2014. Apenas quatro delas, conforme o secretário, têm estádios privados - Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo. “Os demais são públicos, e as reformas ou construções serão feitas com recursos públicos”, disse. “Os estádios deverão ter o chamado padrão Fifa e as cidades também”, completou o secretário, lembrando que já foi anunciado pelo governo federal que está sendo estudada a criação de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) específico para a Copa de 2014.

Ao explanar as propostas do Executivo encaminhadas para votação na Câmara Municipal, o arquiteto Newton Baggio, da SPM, afirmou que as propostas foram formuladas tendo por base o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Disse ainda que todas as etapas previstas na Prefeitura foram cumpridas para elaboração dos dois projetos. "Foram estabelecidas também as obras para o entorno, em ambos os casos", afirmou. Baggio igualmente lembrou que os dois clubes dependem financeiramente do previsto nos projetos para a realização das obras.

(...)

Grêmio

Odone lembrou que o clube contratou estudo de viabilidade para elaborar projeto de construção do novo estádio e uma área no Bairro Humaitá, na Zona Norte, foi escolhida para a construção da Arena. O projeto também prevê a construção de um hotel de acordo com as exigências da Fifa. O presidente do Grêmio destacou ainda que, no caso de Porto Alegre, os clubes de futebol e empresas privadas arcarão com os custos das reformas e construção dos estádios. "Em outros estados, está havendo necessidade de aporte de dinheiro público para isso." Ele calcula que, em 40 anos de vida, o novo empreendimento possa gerar uma arrecadação de cerca de R$ 160 milhões para o Estado.

Votação

Ao final da reunião, vereadores e representantes de entidades civis, presentes na apresentação das propostas, manifestaram suas opiniões. Em reunião realizada na quinta-feira (4/12), Mesa Diretora e lideranças partidárias decidiram que os projetos envolvendo os dois clubes deverão ser votados ainda em dezembro. A vereadora Margarete Moraes (PT) apresentou substitutivos aos projetos.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário: